#FunFacts | Sabia que Urtzi Urkixo cultivou durante a adolescência um interesse pela arquitetura e pelo urbanismo?
- Serigrafias&Afins

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Urtzi Urkixo aprofundou ainda este seu interesse ao decidir frequentar o curso de Criação e Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do País Basco (EHU-UPV)? Foi lá que desenvolveu o seu projeto final de curso, contando com a orientação e o apoio de David Arteagoitia.
A Serigrafias & Afins tem na sua coleção uma obra deste conceituado artista, que vale a pena conhecer aqui.

Título: Atlântico
Técnica: Serigrafia
Dimensão: 65x44 cm (mancha) e 70x50 cm (papel)
Ano: 2023
Edição: 50 exemplares assinados e numerados
Referência: URT0001
P.V.P.: 400 €
Segundo o artista: "Proponho-me realizar uma produção de obras de qualidade, com um número concreto de obras e um formato determinado, mas com um estilo gráfico ainda em processo de definição.
Essa ambiguidade, longe de ser um inconveniente, apresenta-se como o primeiro passo do processo de produção. Durante esse percurso, será realizada uma série de exercícios ou testes orientados para definir o estilo gráfico final da série como um todo. Pela identidade processual da técnica que utilizo, esse processo reflete-se nas obras como mais um recurso, comparável a elementos como a cor ou as formas utilizadas."
Urtzi Urkixo (Bilbao, 1993) cresceu numa cidade marcada pela transição de um passado industrial para uma nova identidade cultural e arquitetónica impulsionada pelo chamado Efeito Guggenheim. Esse contexto despertou o seu interesse pelo ambiente urbano e pelas transformações materiais que o rodeavam.
Após concluir os estudos, trabalhou como assistente de Gloria Alonso na Künstlerhaus Bethanien, em Berlim, e realizou estadias artísticas no CIEC de Betanzos e no Taller 75 Grados, na Cidade do México.
Residente em Berlim desde 2015, Urkixo tem desenvolvido novas propostas artísticas que exploram suportes e narrativas visuais. As suas exposições mais recentes, como “Erinnerung - Gogoratzen dut - Recuerdo” (Sala Rekalde, Bilbao) e “Ninguém me disse” (Galeria Juan Manuel Lumbreras), refletem essa contínua investigação plástica e conceptual.











Comentários