top of page

Fun Facts | Manuel Baptista


Manuel Baptista foi um artista plástico e pintor português com uma obra multifacetada desenvolvida no desenho, na pintura, na escultura e na instalação, marcada por uma constante investigação formal e uma atenção particular à materialidade da obra.


Foi um dos artistas convidados pela secção portuguesa da AICA para participar na renovação da decoração do café A Brasileira, em 1971. Entre 1977 e 1980 deslocou se regularmente a Lippstadt e Schmallenberg, na então República Federal da Alemanha, onde realizou tapeçarias para a Fábrica Falke Imago e estabeleceu relações com colecionadores e galerias. Entre 1990 e 2003 assumiu a direção das galerias municipais Trem e Arco, em Faro.


Nos trabalhos iniciais, influenciados por artistas como Miró, Klee e Matisse, abordou temas do quotidiano e naturezas mortas com um traço sintético e expressivo. A partir da década de 1960, a abstração tornou se dominante, levando o artista a explorar o próprio suporte pictórico através de colagens, recortes geométricos, relevos e sobreposições de materiais.


Na década seguinte aprofundou um processo de desconstrução e recomposição das superfícies, onde a sugestão paisagística se cruza com uma dimensão ornamental, numa estética do fragmento que evoca tanto o vitral como a manufatura têxtil. Em 2011, uma exposição no Museu da Eletricidade revelou obras tridimensionais concebidas desde os anos 1960, recorrendo a objetos quotidianos, elementos naturais e símbolos, num diálogo com a Arte Povera e o Nouveau Réalisme, refletindo a realidade política, social e cultural portuguesa.


Serigrafia Manuel Baptista

Técnica: Serigrafia

Dimensão: 100 x 71 cm

Ano: 2006

Edição: 35 exemplares

Referência: MB0001

P.V.P.: 350 €


Descubra mais sobre a nossa coleção.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Posts Recentes
bottom of page