top of page

Artista da Semana | Manuel Cargaleiro I Serigrafias&Afins I Lisboa

O Artista desta semana é o Manuel Cargaleiro, pintor e ceramista português, é um dos mais importantes artistas plásticos portugueses do século XX. Nascido na Beira Alta, em 1927, é reconhecido pela sua habilidade em trabalhar com cerâmica, pintura e gravura, tendo produzido ao longo da sua carreira uma vasta e diversificada obra.


Cargaleiro estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio em Lisboa, e posteriormente na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde frequentou as disciplinas de pintura e gravura. Foi na década de 1950 que começou a trabalhar com cerâmica, tendo desenvolvido uma técnica própria e inovadora que lhe permitiu produzir peças únicas e muito apreciadas.


A sua obra é marcada por um estilo abstrato com forte influência do cubismo e do expressionismo, e pela utilização de cores vivas e alegres inspiradas na cultura popular portuguesa. O artista é conhecido pelas suas pinturas, desenhos, gravuras e cerâmicas, em que a geometria é uma presença constante.


A geometria é uma das principais características da sua arte. O artista utiliza formas geométricas simples, como quadrados, retângulos, triângulos e círculos, para criar composições abstratas. As cores vivas e intensas são outra marca registrada das suas obras, que utiliza tonalidades fortes para criar contrastes e transmitir energia.


Saiba mais sobre o artista e suas obras aqui


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Posts Recentes