Fun Facts | Hans Hornig, uma vida desenhada pelo mundo
- Serigrafias&Afins

- 26 de jan.
- 2 min de leitura
Hans Hornig, nascido em Görlitz, em 1943, então na Alemanha Oriental, é um artista visual com um percurso singular marcado pela itinerância e pelo desenho como forma de registo do mundo. Iniciou os estudos em Belas Artes na Kunstakademie Dresden, em 1961, e formou se mais tarde em Itália pela Escola Pública de Arte do Ministério da Cultura, com especialização em restauro de pintura antiga.
Ao longo de mais de cinco décadas trabalhou como artista de rua, viajando por diversos países da Europa, Estados Unidos e Brasil. Desenvolveu um trabalho minucioso em bico de pena e tinta da china, dedicado à representação da arquitetura, de paisagens urbanas, de monumentos históricos e ao retrato de pessoas de diferentes origens e culturas.
Na década de 1970 viveu na província de Lecce, em Itália, onde se dedicou ao registo da arquitetura barroca local, trabalho reunido mais tarde na exposição Hornig e a alma perdida de Lecce, apresentada em 2024. Estabelecido no Brasil desde 1986, primeiro no Rio de Janeiro e atualmente em Paraty, continua a produzir uma obra de forte carácter documental e poético, presente em coleções nacionais e internacionais.
Sabias que?
Desde que deixou a Alemanha, Hans Hornig enfrentou vários conflitos culturais e momentos de desenraizamento. Alguns foram tão intensos que o levaram a retirar se para as remotas montanhas da Noruega. O clima inóspito e o seu espírito aventureiro acabaram por conduzi lo de novo à vida em sociedade, dando continuidade à sua viagem pelo mundo. O artista relata estas experiências no livro As aventuras de um caiçara alemão, escrito com o mesmo bom humor que marca o seu percurso de vida e disponível em formato digital na Amazon.

Saiba mais sobre este artista aqui,











Comentários