top of page

Fun Facts | Obra do pintor-Sabia que no quadro "A Primavera" existem mais de 500 plantas diferentes?

Sabia que no quadro "A Primavera" existem mais de 500 plantas diferentes? obra do pintor Sandro Botticelli

A “Primavera, também conhecido como Alegoria da Primavera, é dos quadros mais famosos da época renascentista, obra do pintor Sandro Botticelli que o terá criado entre 1477 e 1482. A pintura que utiliza a técnica de têmpera sobre madeira continua a ser das mais faladas e controversas entre os diferentes significados que lhe são atribuídos.

Enquanto a maioria dos críticos concordam que a pintura retrata um grupo de figuras mitológicas num jardim, outros dão sentidos diferente à obra, sendo, por vezes, citado para ilustrar o ideal de amor neoplatónico.

Numa pintura chamada “A Primavera” (Botticelli terá deixado o quadro sem título, tendo-o baptizado o historiador Giorgio Vasali, em 1550), não poderiam faltar motivos florais. Aos pés dos deuses, existem cerca de 500 espécies de plantas, das quais perto de 190 estão em flor, de acordo com o livro Botticelli, da investigadora Elena Capretti.

Vários são os estudos que apontam para que a maioria delas exista na realidade e são meticulosamente pintadas. No entanto, acredita-se que algumas delas sejam autoria da fantasia do autor e uma mistura entre realidade e imaginação.

Posts Recentes
bottom of page