top of page

Artista da Semana I Júlio Pomar I Celebre o Dia da Marinha & o Dia Europeu do Mar com a arte I S&A

Este mês celebra-se o Dia da Marinha & o Dia Europeu do Mar. Para comemorar esta data a S&A traz coleções de dois artistas que ao longo da sua carreira produziram coleções alusivas a esta temática.


O primeiro artista é o Júlio Pomar com a sua coleção Marinheiros & Companhia.


Nascido em Lisboa em 1926, Júlio Pomar foi um dos mais importantes artistas plásticos portugueses do século XX., iniciou a sua formação artística na Escola António Arroio e frequentou depois o curso de pintura da Escola de Belas Artes de Lisboa. O Artista pertenceu à 3ª geração de pintores modernistas portugueses, sendo autor de obras multifacetadas, centradas na pintura, desenho, cerâmica e gravura, com importantes desenvolvimentos nos domínios da tridimensão e da escrita.


Iniciou a sua formação artística na Escola António Arroio e frequentou depois o curso de pintura da Escola de Belas Artes de Lisboa.


A sua obra pictórica é considerada a mais

relevante e emblemática. Ao longo da sua carreira, Pomar desenvolveu um estilo próprio, marcado por uma abordagem figurativa e expressiva da pintura, que se distingue pelo uso de cores vibrantes e pela intensidade emocional.


A temática da obra de Pomar é variada, abrangendo desde a representação da figura humana, até à paisagem e à natureza morta. No entanto, um dos temas recorrentes na sua obra é

a representação do corpo feminino, que Pomar aborda de forma sensual e erótica.


Além da sua obra artística, Pomar foi uma figura ativa na vida cultural e política portuguesa. Participou em diversas exposições coletivas e individuais em Portugal e no estrangeiro e recebeu vários prémios ao longo da sua carreira. Foi também um opositor ao regime ditatorial português, tendo sido preso várias vezes pela PIDE, a polícia política do Estado Novo.


Julio Pomar faleceu em Lisboa em 2018, aos 92 anos, deixando para trás obras artísticas marcantes e um legado cultural e político significativo para a história de Portugal.


Descubra mais sobre a artista aqui


Posts Recentes
bottom of page