top of page

O que têm em comum os artistas Ossião e Dugos?| Serigrafias&Afins | Lisboa

São o presente ideal para mostrar o apreço a todos os avós. Feliz Dia dos Avós!


Ossião e Dugos- O Dia Mundial dos Avós assinala-se no quarto domingo de julho e foi instituído pelo Papa Francisco em 2021 perto junto da festa de São Joaquim e Santa Ana, que se assinala a 26 de julho.

Conta a tradição católica que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas rezavam pedindo que Deus lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo apareceu e comunicou que Ana estava grávida. Essa criança, uma menina, teria sido batizada Maria.

Segundo a tradição da Igreja Católica e os evangelhos apócrifos São Joaquim e Santa Ana seriam os pais de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo. No entanto, nos evangelhos bíblicos a genealogia de Maria não está descrita.

Ainda antes da instituição por parte do Papa Francisco, foi uma senhora chamada Ana Elisa Couto (1926-2007), conhecida como Dona Aninhas, que reivindicou a instituição de uma data que valorizasse a figura dos avós.

Natural de Penafiel e avó de seis netos, tentou durante quase 20 anos que a data comemorativa fosse reconhecida, o que acabou por ser por parte da Assembleia da República em 2003 para a sua celebração foi 26 de julho.

Mas o dia 26 de julho não é um consenso mundial. Na Itália, por exemplo, houve a preocupação de desconectar o Dia dos Avós da memória dos Santos, justamente para enfatizar o caráter civil (e não religioso) da celebração- e a "Festa Dei Nonni" é celebrada dia 2 de outubro. Nos EUA comemora-se no primeiro domingo de setembro e no Reino Unido, no primeiro domingo de outubro. de outubro).

A Estónia comemora no segundo domingo de outubro. A Austrália, no primeiro domingo de novembro. O Canadá, em 25 de outubro. A França é um caso raro: há o Dia Avós (primeiro domingo de março) e o Dia dos Avôs (primeiro domingo de outubro).

Para este ano, o Papa Francisco espera que o Dia dos Avós e dos Idosos ajude a mostrar o quanto os mais velhos “são um valor e um dom” e convida a “reconsiderar e valorizar os avós e os idosos, tão frequentemente deixados às margens das famílias e das comunidades civis. A “experiência de vida e de fé” dos mais velhos pode contribuir “para construir sociedades conscientes das suas próprias raízes e capazes de sonhar um futuro mais solidário”.

A celebração do Dia dos Avós é feita através de eventos e de atividades que prestam homenagem e visam demonstrar carinho e apreço a todos os avós.

Netos e filhos presenteiam os seus avós, de forma a agradecer o apoio e dedicação destes à família e mostrar o quanto eles são importantes para os seus familiares.

E que tal uma serigrafia como símbolo intemporal desta importância?








Posts Recentes
bottom of page