top of page

Fun Fact | Sabe porquê que Paris é conhecida como a Cidade das luzes? | Artistas plásticos | S&A

A resposta imediata é o facto de Paris ser muito iluminada, certo?


Não, Paris é a Cidade das Luzes porque, durante vários séculos, as mentes mais iluminadas nas diversas vertentes das artes eram atraídas para Paris.


Paris foi o berço do movimento intelectual, o Iluminismo, que surgiu no século XIX. Este tinha como principais ideais a liberdade, a fraternidade, a tolerância, o progresso, o governo constitucional, a oposição à monarquia absolutista e à separação Igreja-Estado, bem como a razão como base da autoridade.


A capital francesa tornou-se, assim, famosa em toda a Europa ao transformar-se em um centro de educação e de surgimento de novas ideias. Atraiu inúmeros artistas, filósofos, pensadores, inventores e todo o tipo de cientistas, além de palco do nascimento de incontáveis novas tecnologias. Pintores, escultores, arquitetos, músicos, bailarinos, artistas de todo o mundo mudaram-se para Paris, que se tornou o maior centro de artes do mundo.


Também o artista plástico Nadir Afonso, ao longo da sua carreira artística, foi influenciado pela cultura da Cidade das Luzes, tendo concebido obras que elevam o estatuto e valor da capital francesa à escala mundial.


Saiba mais sobre Nadir aqui.


Posts Recentes
bottom of page