top of page

Fun Facts I Sabia que Emerenciano só completou a licenciatura depois de cumprir o serviço militar?



Emerenciano, artista-plástico português, nasceu em Ovar (Portugal) em 1946.

Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, em 1976, pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, depois de cumprir o serviço militar e mais de dois anos na denominada guerra colonial. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, instituição que lhe concedeu diversos subsídios - de pós-graduação e viagem de estudo que realiza a Paris-, bem como pontuais ajudas à elaboração de documentos sobre a sua atividade.

Adicionalmente, tirou ainda outro de Pintura Decorativa na Escola de Artes Decorativas Soares do Reis, no Porto.

A partir de 1973 define por aproximação à escrita a sua pintura, título de uma exposição individual que realizou na Galeria Módulo, em 1979, a primeira que realiza na cidade do Porto. Tratou-se de um percurso orientado pela motivação da escrita como um propósito, sem desejar ultrapassar a fronteira que separa as imagens das palavras.

No ano de 2009, o artista participou em exposições na Fundação D. Luís I - Centro Cultural de Cascais e na CINANIMA, no Festival Internacional de Animação de Espinho. Nesse mesmo ano, Emerenciano fez várias ilustrações para livros, no entanto, as mais importantes foram a Ilustração da obra “Histórias da menina Minhó-Minhó”, da autoria de Pedro Barbosa e do livro de poesia “Flores” de António Oliveira, edição Letras e Coisas.


Saiba mais aqui.



Posts Recentes
bottom of page