top of page

Dia Mundial da Fotografia com as obras do Jacques Monory | Serigrafias&Afins | Lisboa

O dia 19 de agosto é marcado pelo Dia Mundial da Fotografia. A S&A, disponibiliza alguns artistas também associados à fotografia, como Jacques Monory.


Pintor e cineasta francês, as suas obras, influenciadas pelo cinema e pela fotografia, são uma alegoria do mundo contemporâneo com foco na violência da realidade quotidiana.


Profundamente preocupado com esta temática, as suas telas evocam uma atmosfera pesada e ameaçadora, abordando os temas da civilização moderna através da lente de cor azul.


Os recursos fotográficos e cinematográficos, o uso do monocromático, a frieza do toque e da composição caracterizam o estilo singular deste artista comprometido com a representação.


Jacques Monory nasceu em Paris, em 1924 e formou-se como pintor-decorador na School of Applied Arts de Paris. Trabalhou dez anos na editora de arte Robert Delpire e participou na coleção "Essential Encyclopedia", conhecendo Robert Frank, Henri Cartier-Bresson, William Klein.


É um dos principais representantes do movimento de figuração narrativa que, em meados dos anos 1960, se opôs à pintura abstrata, em particular, com os pintores Hervé Télémaque, Erró, Bernard Rancillac, Peter Klasen, Eduardo Arroyo e Valerio Adami.


Jacques Monory dirigiu vários filmes, o primeiro dos quais, EX-, um filme experimental (1968), Brighton Belle (1974), O Ladrão (1984) e O gesto menor pode fazer assinar (1988).


Saiba mais sobre o artista aqui.




Posts Recentes
bottom of page