top of page

FunFact | Saiba mais sobre o artista Cohen Fusé | Serigrafias&Afins I Lisboa

Nascido a 20 de agosto de 1944, em Buenos Aires, Cohen Fusé foi um artista plástico e arquiteto hispano-argentino. Multifacetado, trabalhou com todo o tipo de suportes como o desenho de joias, pintura mural em fresco e azulejo, escultura, pintura de cavalete, entrs outros.

Desde tenra idade sentiu um grande interesse pelo desenho e um grande fascínio pelo Oriente, levando-o a estudar cerâmica e artes plásticas na Escola de Belas Artes de Mar del Plata. Em 1973, formou-se em Arquitetura na Universidade Nacional de Buenos Aires, alternando os seus estudos com o seu trabalho como artista e designer de figuras e cenografias para várias companhias de dança e teatro.

Após concluir o curso, muda-se para Espanha, país onde começou a dedicar-se de corpo e alma à pintura, uma paixão que vinha já dos tempos de criança. Estudou ainda gravura e litografia na Escola de Belas Artes em Barcelona.

Em 1982, foi convidado para fazer uma exposição em Aveiro, e foi ficando. Apaixona-se pela luz e pelas cores do Estoril, local onde viveu desde então até sua morte em julho de 2019. Para Cohen Fusé: "O sítio onde moro é idílico. Eu preciso de mar e este mar faz-me lembrar Mar del Plata", local onde passou a infância e juventude. A inspiração de Cohen Fusé vinha do Oriente, onde nunca esteve, mas onde muitos colecionadores têm obras suas. Nas suas telas, as mulheres de rosto ocidental vestem xailes ou quimonos orientais floridos.

Feérica ou sóbria, a sua pintura cruzou etapas de realismo irónico, de tão abissal diferença de meios que pôde sempre ser a referência que marcou e foi fiel ao que vinha do seu País. As mulheres e os tecidos, o garrido das cores, o rigor dos pormenores. Outras vezes, tanques de jardim, as folhas e as flores, os lírios vestidos luxuosamente como os que já faziam sombra à grandeza de Salomão.

"Trabalharei até ao fim dos meus dias. Que o meu último suspiro seja com um pincel na mão", disse numa entrevista ao DN, em 2016. Cohen Fusé estava a trabalhar para a sua próxima exposição, na Galeria do Casino de Estoril, no mês de outubro. Apesar de vários problemas de saúde, morreu enquanto dormia sem que nada fizesse antever tal desfecho.


Saiba mais sobre o artista e a sua inspiração vinda do Oriente aqui.



Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Posts Recentes
bottom of page