top of page

FunFact | Malangatana, um artista do mundo que nunca perdeu o dom da simplicidade | S&A | Lisboa


Esta obra do artista Malangatana vibra com qualquer decoração. Não concorda?


Sabia que Malangatana trabalhou como apanhador de bolas num clube antes de ser encorajado a desenhar e a pintar?



O seu mestre e biólogo, Augusto Cabral, ofereceu-lhe materiais para que experimentasse pintar e, ao aperceber-se do seu talento, ajudou-o a vender os seus primeiros quadros. Simultaneamente, o arquiteto português, Pancho Guedes, cedeu-lhe um espaço na garagem da sua casa para pintar.

Nascido em Moçambique, em 1936, o talento de Malangatana é reconhecido em várias formas de arte como o desenho, a aguarela, a tapeçaria, a cerâmica, a gravura, a escultura monumental em ferro e em cimento, em murais. Foi também poeta, cantor, dramaturgo, músico e dançarino.


Sua arte interliga pessoas com a natureza e conta a história de sua gente, de sua terra. Mostra a opressão que sofriam por serem colónia de Portugal e, depois, os horrores da guerra civil. A paz também é refletida em seus momentos mais otimistas.


O poder transformador da arte foi utilizado na totalidade por Malangatana. Conseguiu lançar movimentos, concretizar ações e obras que estão praticamente no campo do impossível, se consideradas as condições econômicas de seu país natal. Malangatana é referenciado não apenas pelas suas características artísticas e intelectuais, mas também por nunca ter perdido o dom da simplicidade.




Aproveitando o seu sucesso enquanto artista em prol do desenvolvimento das crianças e do povo, participou na criação de várias instituições culturais que ainda estão em funcionamento em Moçambique.


Em 1984 foi convidado pela ONU-Organização das Nações Unidas para integrar o movimento “Artistas do Mundo contra o Apartheid” e, em 1990, foi um dos fundadores do “Movimento Moçambicano para a Paz”.


Em 1997 é nomeado Artista pela Paz pela Unesco ao patrocinar a escola “Vamos Brincar”, para que as crianças aprendessem a pintar a par de lhes proporcionar uma vida melhor.


Malangatana foi também um dos criadores do Museu Nacional de Arte de Moçambique e do Centro Cultura Malatana, cidade onde nasceu.


Suas obras já correram o mundo e estão presentes em muitos países como: Portugal, Alemanha, Áustria, Bulgária, Chile, Brasil, Angola, Cuba, Estados Unidos, Índia, entre outros. Malangatana produziu ainda murais em Moçambique, na África do Sul, Suazilândia, Suécia e Colômbia.


Descubra mais sobre o artista aqui.



Posts Recentes
bottom of page