Salvador Dalí (1904 - 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista, sendo o seu trabalho mais conhecido "A Persistência da Memória", que concluiu em 1931.
Confira connosco algumas curiosidades sobre este artista:
A sua personalidade narcisista custou-lhe a expulsão da Real Academia de Belas Artes de San Fernando por afirmar que não existia ninguém em condições de avaliá-lo.
Embora pareça estranho, Dali, ao contrário da grande maioria dos expoentes do surrealismo, era católico, franquista e amante de dinheiro.
Dalí tinha uma obcessão por Hitler - Dali era fascinado por Hitler. Criou uma obra intitulada de "The Enigma of Hitler", e os seus amigos surrealistas acusavam-no de glorificar o ditador.
O Sonho.
O surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920. Foi uma corrente artística que veio definir o modernismo como o conhecemos, durante o período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao dadaísmo ganhando dimensão mundial.
De forma sucinta, o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa, e foi muito influenciado pelas teorias psicanalíticas do psicólogo Sigmund Freud (1856-1939).
Calvet integrou o grupo Os Surrealistas com Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas e Isabel Meyrelles, e foi um artista plástico e surrealista com uma obra muito sólida, muito interessante e muito rigorosa.
É um fã de vanguardas surrealistas? Conheça mais sobre as serigrafias de Carlos Calvet aqui.