Maluda

DISPONÍVEL:

 

Título: Porto-Gaia

Técnica: Serigrafia

Dimensão: 56 cm x 76 cm 

Número de Exemplares:

Referência:
Preço Unitário (com IVA):  960 €

DISPONÍVEL:

 

Título: Janela de Lisboa

Técnica: Serigrafia

Dimensão: 59cm x 48cm

Número de Exemplares:

Referência:
Preço Unitário (com IVA):  960 €

Sobre Maluda

1934: Nasce Maria de Lourdes Ribeiro, conhecida por Maluda, na  cidade de Pangim, em Goa Norte, Goa, no então Estado Português da Índia.

1948: Vive em Lourenço Marques (atual Maputo), onde começou a pintar e onde formou, com mais quatro pintores, o grupo que se intitulou "Os Independentes", que expôs coletivamente em 1961, 1962 e 1963.

1963Obteve uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian e viajou para Portugal, onde trabalhou com o mestre Roberto de Araújo em Lisboa.

1964 a 1967: Viveu em Paris, bolseira da Gulbenkian. Aí trabalhou na Academia de la Grande Chaumière com os mestres Jean Aujame e Michel Rodde. Foi nessa altura que se interessou pelo retrato e por composições que fazem a síntese da paisagem urbana, com uma paleta de cores muito característica e uma utilização brilhante da luz, que conferem às suas obras uma identidade muito própria e inconfundível.

1976 a 1978: Foi novamente bolseira da Fundação Gulbenkian, estudando em Londres e na Suíça.

1985 a partir deste ano é convidada para fazer várias séries de selos para os CTT. Dois selos da sua autoria ganharam, na World Government Stamp Printers Conference, em Washington, em 1987 e em Périgueux (França), em 1989, o "Prémio mundial" para o melhor selo.

1978: Passou a dedicar-se também à temática das janelas, procurando utilizá-las como metáfora da composição público-privado.

1979 recebeu o "Prémio de Pintura" da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa. Nesse ano realizou ainda uma exposição na Fundação Gulbenkian em Paris.

1994: Recebeu o prestigiado "Prémio Bordalo Pinheiro", atribuído pela Casa da Imprensa. No âmbito da "Lisboa Capital da Cultura", realizou uma exposição individual no Centro Cultural de Belém em Lisboa.

1998: A 13 de outubro é agraciada pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, ao mesmo tempo que realizou a sua última exposição individual, "Os selos de Maluda", patrocinada pelos CTT.

1999: Morreu em Lisboa a 10 de fevereiro.  O seu corpo foi enterrado no Talhão dos Artistas do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. Em testamento, a artista instituiu o "Prémio Maluda" que, durante alguns anos, foi atribuído pela Sociedade Nacional de Belas-Artes.

2009: Foi publicado um livro que assinala a passagem do décimo aniversário da sua morte, reunindo a quase totalidade da sua vasta obra e que contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República. No mesmo ano, a Assembleia da República, em Lisboa, homenageou-a com uma grande exposição retrospetiva

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Pinterest Clean

Fale connosco

(+351) 211 926 124

Rua Castilho, nº39
1250-068 Lisboa | Portugal

servicodeboutique@serigrafiaseafins.pt

© 2020 por Serigrafias & Afins.