Fun Facts | Arte abstrata, o que é?

Se aprecia explorar várias interpretações sobre uma obra, privilegiando as formas abstratas em detrimento de figuras, elementos e objetos representativos da nossa realidade, então a sua preferência é a arte abstrata ou abstracionismo.


Em oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa, esta corrente artística não procura contar uma história, mas sim dar lugar ao envolvimento e à imaginação. Baseando-se nas relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade de uma obra, de forma não representacional, o abstracionismo pode ser lírico ou geométrico.


Estas duas tendências de expressão foram influenciadas por várias correntes artísticas, tais como: no abstracionismo lírico, pelo expressionismo e fauvismo, e, no abstracionismo geométrico, pelo cubismo e o futurismo.


Wassily Kandinsky (1866-1944), artista plástico russo, é o grande precursor da vertente abstracionismo lírico, que se baseia no sentimentalismo, na valorização da intuição e na liberdade artística, enquanto que, Piet Mondrian (1872-1944), artista plástico holandês, é o maior representante da vertente geométrica, que valoriza a racionalidade, a reflexão intelectual e a organização e uso de formas geométricas.

"On WHite II" de Wassily Kandinsky. Fonte: Wikipedia.


#expressionismo #fauvismo #abstracionismogeométrico #cubismo #futurismo #wassilykandinsky #pietmondrian #artlovers #art #postoftheday #artsy #artoftheday #artlife #artistic #decor #homedecor #decoração #paint #artista #artist #artcurator #artwork #artonline #colecionadordearte

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square