top of page

#FunFacts | Sabia que o quadro "Le Bateau", de Henri Matisse, esteve exposto na posição in


Henri Matisse (Le Cateau, Cambrésis, 31 de dezembro de 1869 — Nice, 3 de novembro de 1954) foi um artista francês e o autor de "Le Bateau", obra que esteve exposta na posição inversa, durante mais de um mês, no Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA), em 1961.

A verdade é que, sendo simétrica, esta obra pode enganar facilmente o olhar mais desatento. Durante 46 dias, ninguém deu conta de que a obra estava invertida e foi apenas um comum visitante do museu, Genevieve Habert, quem reparou no erro e avisou os responsáveis do mesmo. Como pode ver-se na imagem acima, a primeira é a posição correta da obra (esquerda), enquanto a segunda é a inversa (direita).

"Le Bateau", obra datada a 1940, é feita a guache e pedaços de papel, e retrata a imagem de um barco e o seu reflexo na água. Esta foi uma das últimas obras da vida do artista e, como tal, em 1961, aquando da sua polémica apresentação, foi inserida na exposição intitulada “The Last Works of Henri Matisse”.

Matisse ficou conhecido pelo uso da cor e pela sua arte fluída e original de desenhar. Apesar de ser principalmente conhecido como pintor, também era desenhista, gravurista e escultor. Juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, ficou reconhecido como um dos três artistas fulcrais do século XX.


Posts Recentes
bottom of page