top of page

#FunFacts | Sabia que o pai de Claude Monet não apoiava que o filho fosse pintor?


Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) era um pintor de origem francesa e um dos mais célebres pintores da corrente impressionista, no século XIX.

Contudo, Monet poderia não ter vindo a tornar-se num dos mais célebres pintores impressionistas, pois o seu pai, Claude Auguste, preferia que o filho fosse vendedor da mercearia, que se constituía como principal negócio de família.

Quando Monet tinha cinco anos, a sua família mudou-se para Le Havre, na Normandia, e Claude Auguste desejava que o filho continuasse com o negócio da família, mas ele desejava pintar. Foi a sua tia, Marie-Jeanne Lecadre, quem o incentivou a seguir a carreira artística, pois ela também foi pintora.

Em 1862, Monet dececionou-se com o ensino da pintura académica na Universidade e acabou por ir estudar artes em Paris, onde conheceu Camille Pissarro e Gustave Courbet. Juntos, desenvolveram a técnica de pintar o efeito das luzes com rápidas pinceladas, o que mais tarde ficou conhecido como "impressionismo".

Caso a vontade do seu pai se tivesse concretizado, obras como "Les Meules" ou "La Cathédrale de Rouen" nunca teriam marcado uma época artística.


Posts Recentes
bottom of page