top of page

Sabia que a Escultura é a quarta das artes clássicas?


A escultura é uma arte que representa ou ilustra imagens plásticas em relevo, sendo um tipo de arte "palpável" e que se aproxima da realidade.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas na escultura, como por exemplo a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas.

Tradicionalmente utilizada para representar o corpo humano, a escultura pode representar qualquer forma, e é considerada a quarta das artes clássicas.

A escultura é uma arte mundial, e podemos encontrar as suas raízes em vários países, tais como na Índia, sendo que as primeiras esculturas na Índia são atribuídas à civilização do vale do Indo.

Neste caso, foram descobertas esculturas em pedra e bronze, sendo das mais antigas esculturas do mundo.

Sabia que a Escultura é a quarta das artes clássicas?
Escultura

Imagem de Shiva em bronze

Podemos encontrar também na China, vários artefatos chineses que datam do século X a.C., com destaque para Dinastia Han (206-220 a.C.) que nos apresentou o espetacular Exército de terracota de Xian, em tamanho natural, em posição defensiva junto à tumba do seu Imperador.

Escultura
Escultura

Alguns dos guerreiros do Exército de terracota de Xian

Se ficou fã de esculturas, conheça alguns dos trabalhos de artistas que partilham dessa mesma paixão, como José de Guimarães.

Posts Recentes
bottom of page