top of page

NOVIDADE | S&A lança edições do Elevador de Santa Justa

A Serigrafias & Afins lançou no passado dia 23 de outubro uma coleção de serigrafias do artista plástico Joaquim Canotilho, que capta a essência do Elevador de Santa Justa, em Lisboa.


Este lançamento coincide com data de encerramento da Exposição Harmonia, na Galeria de Arte do Casino Estoril, mostra coletiva na qual participa Joaquim Canotilho.


ELEVADOR DE SANTA JUSTA, EX-LIBRIS DA BAIXA LISBOETA

Segundo o artista, “com a edição de duas serigrafias alusivas a um dos monumentos mais famosos da baixa lisboeta, pretendo enaltecer a obra de arte de Raoul Mesnier Du Ponsard”.


“Como engenheiro civil, também achei interessante e peculiar a genialidade de Mesnier Du Ponsard, ao juntar, num único projeto, a singularidade da beleza e da inovação com o pragmatismo utilitário do Elevador de Santa Justa”, acrescenta.


Com o seu estilo inspirado no neogótico e classificado como monumento nacional em 2002, esta foi considerada, à época, uma iniciativa arrojada atendendo ao desnível vencido, aos materiais utilizados e aos viadutos construídos, facilitando o acesso entre a Rua do Ouro e o Largo do Carmo.


“Cada pincelada, cada traço, é uma homenagem à riqueza da arquitetura e à atmosfera singular de Lisboa, oferecendo, assim, aos amantes da capital a oportunidade de decorarem os seus espaços com uma obra que conta uma história única”, diz Joana Correia, uma das responsáveis da Serigrafias & Afins, sobre as obras que integram esta coleção.


Sobre Joaquim Canotilho:

Nascido em 1953, em Moçambique, Joaquim Canotilho, através de um olhar único sobre o quotidiano, revela a sua habilidade extraordinária de pintar com subtileza a essência das cidades, a graça dos animais, a alma das pessoas e os seus fascinantes hábitos. Este talentoso artista é um mestre da arte que transforma o comum em extraordinário, preservando as memórias do mundo que o rodeia de forma única e que nos transportam para lugares como Portugal, Moçambique e Brasil.


A versatilidade de Joaquim Canotilho estende-se, para além da técnica da aguarela, também para a pintura a óleo, o guache e a serigrafia, enriquecendo ainda mais o seu vasto repertório artístico. Ao longo da sua carreira, o artista já ganhou vários prémios e participou em inúmeros concursos e exposições, tanto individuais como coletivas, em diversos países, conquistando admiradores em todo o mundo.


Saiba mais sobre o artista e suas obras aqui





댓글

별점 5점 중 0점을 주었습니다.
등록된 평점 없음

평점 추가
Posts Recentes
bottom of page