top of page

Figuras de amor e memória, ofereça uma arte | Dia dos Avós | Serigrafias&Afins | Lisboa

O Dia dos Avós é um dia de celebração das conexões geradas entre as gerações e a sua origem foi decididamente não comercial. E, apesar de tudo, o feriado permaneceu fiel às suas raízes.


As raízes do “Grandparents Day” remontam a 1956 e a Marian McQuade, uma mãe de West Virginia, EUA. Enquanto ajudava a organizar uma celebração comunitária para pessoas com mais de 80 anos, tomou conhecimento dos muitos residentes em situação de acolhimento que viviam esquecidos pelas suas famílias. Decidiu-se então a organizar um feriado para chamar a atenção para estas pessoas e homenagear todos os avós. Em 1973, o estado de West Virginia tornou-se o primeiro local a celebrar esta data.


O objetivo do feriado, conforme declarado no preâmbulo do seu estatuto internacional, é "homenagear os avós, dar aos avós uma oportunidade de demonstrar amor pelos filhos dos seus filhos e ajudar as crianças a se consciencializarem da força, informação e orientação que os mais idosos podem oferecer."


Hoje, muitas famílias celebram o Dia dos Avós com reuniões familiares. Estas não necessitam de ser elaboradas – o fundamental é escolher atividades em que todos possam participar e promover a interação entre gerações.


Os avós constituem um recurso valioso porque têm histórias e experiências das suas próprias vivências para partilhar. Muitas vezes, as crianças escutam os avós mesmo quando não ouvem os seus pais ou outros adultos. Os avós podem também oferecem uma ligação à herança cultural e à história familiar.


Vivemos atualmente num mundo impulsionado pela tecnologia, que é muito mais acelerado e disruptivo que o experimentado por gerações anteriores. As famílias evoluíram e os pais podem não conseguir passar tanto tempo com os filhos. É nestes momentos que, não raras vezes, os avós vêm em socorro e compensam o tempo de qualidade em família que as crianças desejam. Proporcionam uma sensação de pertença e são a alternativa de acompanhamento mais próxima durante as horas movimentadas do dia a dia.

Nesta data, não deixe de mimar os seus Avós ou os outros Avós na sua vida. Tal pode ser algo tão simples como imprimir um cartão que avós e netos possam decorar juntos, passar algum tempo juntos ao ar livre dando um passeio, pescando ou visitando um parque, ou oferecendo-lhes Arte. Da explosão de cor em Eduardo Alarcão, à poesia na tela de Júlio Pomar ou aos cavalos em movimento de Oskar Pinto Lobo, as opções são inúmeras e para todos os gostos.


Aproveite esta oportunidade para celebrar os seus próprios avós, os avós de seus filhos ou outras figuras que tenham tido um impacto na sua vida. O Dia dos Avós é um lembrete de que devemos muito às gerações mais velhas que nos transmitem o seu amor, apoio e sabedoria duramente conquistada.

Posts Recentes
bottom of page