• Serigrafias&Afins

AGENDA | VAMOS FESTEJAR! Foi há 20 anos que José Saramago venceu o Nobel e este fim de semana há pro


No dia 10 de dezembro de 1998, José Saramago recebia o prémio Nobel da Literatura e simultaneamente o reconhecimento internacional para a ímpar qualidade da Literatura Portuguesa, prestigiando assim não só a cultura do nosso país, como também uma vasta comunidade de falantes da nossa língua em todo o mundo.

Passadas duas décadas, festejamos este importante momento, que deixa uma marca memorável do expoente máximo da Literatura mundial.

Deste modo, no próximo dia 15 de dezembro, a Fundação José Saramago, em colaboração com o Governo português, organiza um conjunto de iniciativas para prestar a devida homenagem ao escritor.

Poderá assistir ao concerto intitulado “Saramago, Nobel1998: Memorial”, de António Pinho Vargas, que apresenta a sua nova composição “Seis retratos da dor”, baseada nas obras “Ensaio sobre a cegueira”, “Ensaio sobre a lucidez” e “As intermitências da morte”. A obra vai ser interpretada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção de Jonas Alberg.

O programa das comemorações integra igualmente a leitura “Todos os Nomes”, obra romântica de José Saramago, no Teatro Nacional D. Maria II, realizada por 20 atores que dão voz a esta causa e ainda a atribuição do nome do escritor ao largo em frente à Casa dos Bicos, onde se situa a fundação com o seu nome.

Por fim, poderá igualmente visitar a exposição “Silêncio e Memória – 23 Prémios Nobel da Literatura”, na Praça do Comércio, com curadoria de Miguel Ángel Invarato. Contará com fotografia de Kim Manresa e texto de Xavi Ayén e reúne 160 imagens e excertos de entrevistas realizadas a 23 dos Prémios Nobel da Literatura. Esta exposição descreve a cumplicidade que foi criada entre artistas e escritores, num trabalho iniciado em 2005, e explora os pensamentos e ideias transpostas dos diferentes autores.

Para os amantes de arte e literatura, criou-se o cardápio perfeito para o fim de semana, homenageando desta forma um dos maiores nomes da literatura portuguesa e do mundo. Independentemente da chuva, certamente não quererá perder um programa como este.


0 visualização
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Pinterest Clean

Fale connosco

(+351) 211 926 124

Rua Castilho, nº39
1250-040 Lisboa | Portugal

servicodeboutique@serigrafiaseafins.pt

© 2020 por Serigrafias & Afins.