Mário Silva

mario silva.jpg

DISPONÍVEL:

Técnica: Serigrafia

Dimensões: 25 cm x 33,5 cm

Referência: MS0001

P.V.P.: 246€

Sobre Mário Silva

mario-silva.jpg

1929: Nasce no dia 29 de novembro de 1929, em Bencata, Coimbra. Mário Silva foi um artista plástico português, premiado várias vezes pelo seu trabalho no domínio da pintura.

1958: Foi cofundador, juntamente com Rui Emílio Vilar, do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), a primeira instituição nacional dedicada à promoção da arte contemporânea.

Matriculou-se em Engenharia na Faculdade de Engenharia da Universidade de Coimbra, tendo abandonado os estudos em finais do curso para se dedicar à pintura, com incursões na cerâmica, escultura, arte pública monumental e artes gráficas.

 

Os seus trabalhos fazem parte de várias coleções privadas e públicas de renome, nacional e internacional. Autor de uma obra genial, é, além de um grande artista, um revolucionário nato, sempre insatisfeito e capaz de surpreender a cada época. Foi sem dúvida um dos nomes grandes da pintura contemporânea nacional.

 

Mário Silva está representado em vários museus, galerias e coleções privadas nacionais, e em museus de arte moderna e contemporânea estrangeiros, como os do Rio de Janeiro, São Paulo, Boston, Anchorage, Amsterdão, Montecatini, Estocolmo.

 

1963 -1980: Foi membro efetivo, até à sua morte, da Academia de Arte e Ciência "500 di Roma", da Academia Real de Belas Artes de Haia (Holanda, 1963) e da Academia Internacional de Basileia (Burckhardt, Suíça 1980).

 

2006: Medalha de Mérito Cultural da Cidade, atribuída pela autarquia de Coimbra.

 

2007: Medalha de Mérito Cultural, atribuída pelo Ministério da Cultura.

 

2009: Prémio Carreira, atribuído pela Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença (Itália).

 

2016: Falecimento em Coimbra, no dia 10 de setembro.