Lima de Freitas

DISPONÍVEL:
Técnica: Serigrafia
Dimensão: 18,5 cm x 15,5 cm
Número de Exemplares: 150 exemplares assinados
Referência: -
Preço unitário (sem IVA): 307,5 €

OFERTA:
Oferta do Livro “Mitolvsismos” de Lima de Freitas, da autoria de Gilbert Durand.
Lisboa: Perspectivas & Realidades/ Galeria Gilde, 1987. Edição bilingue, profusamente ilustrada a preto e a cores, versando sobre a integralidade da obra de Lima de Freitas. Raro.
Sobre Lima de Freitas

Fonte de Imagem:

Fonte de Imagem:
1927: Nasce em Setúbal.
1946: Aderiu ao neorrealismo, onde teve um papel fundamental não só através da sua obra plástica mas também da escrita, depressa se tornou uma voz ativa em oposição aos movimentos surrealistas e abstratos na arte portuguesa nos anos 50.
1946 em adiante: Participou em Exposições como nas Exposições Gerais de Artes Plásticas (SNBA, Lisboa), nas I e II Exposições de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, na II Bienal de São Paulo, no Brasil.
1950: Começou a realizar exposições individuais na Sociedade Nacional de Belas-Artes, Galeria de Março, Galeria do Diário de Notícias, em Lisboa; Museu Regional de Évora; Galeria Divulgação, no Porto; Galeria Abril, em Madrid; entre outras.
1954-59: Vive em Paris e trabalha em editoras norte-americanas, onde ilustrou romances de J. Conrad (Nova Iorque), Afonso Schmidt (Varsóvia) e inúmeros contos em revistas francesas, alemãs, espanholas, brasileiras. Já em Portugal, realizou ilustrações para “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, para “Os Lusíadas” e para a “Lírica” de Luís de Camões, e para “O Bobo” de Alexandre Herculano.
1965: Publica a obra “Pintura incómoda”.
1977: Publica a obra “Almada e o número”.
1977: Publica a obra “Imagens da Imagem”.
1978: Foi docente do IADE – Instituto de Arte e Decoração de Lisboa e Presidente da Comissão Instaladora do Teatro Nacional D. Maria II. Foi mestre da Maçonaria. Recebeu a Medalha de Honra da cidade de Setúbal, é condecorado “Chevalier et Officier de L’Ordre du Mérite” pelo Governo francês e recebe o título de comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada.
1998: Falece a 5 de outubro.