Dorindo de Carvalho

DO0001.jpg
DISPONÍVEL

Título: Essências da Natureza

Técnica: Serigrafia

Dimensões: 22 cm x 22 cm

Ano: 2006

Edição: 100 exemplares assinados e numerados

Referência: DO0001

P.V.P.:  125 €

Sobre Dorindo de Carvalho

dorindo.jpg

1937: Natural de Lisboa, cidade onde nasceu.

É um artista plástico português de reconhecido mérito cuja polivalência abrange modalidades tão distintas como o desenho, a pintura, o cinema de animação, a fotografia, a cenografia e a gravura.

Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio.

 

Foi expedicionário, tendo participado em Luanda em várias exposições e colaborado com o Teatro Experimental, para o qual concebeu cenários e figurinos; ilustrou, escreveu e editou livros para crianças.

 

Emigrante na Venezuela depois de ter percorrido a Europa, lecionou desenho gráfico nos mais importantes institutos de Caracas.

 

Colaborou como ilustrador em dezenas de jornais e revistas e tornou-se conhecido pelo excelente nível das capas para livros de escritores dos mais relevantes da sua contemporaneidade. Premiado em Portugal e no estrangeiro, a sua obra está representada em diversos organismos e coleções particulares de Portugal, Venezuela, Brasil, Inglaterra, Itália e África do Sul.

 

Sem esquecer a originalidade da sua pintura, mas sendo o desenho gráfico o género que mais eloquentemente sobressaiu do conjunto de uma vida artística marcada pelo talento e pela experiência de décadas, entendeu a Fundação D. Luís I mostrar aos cascalenses alguma da produção que nessa esfera de atividade marcou o percurso de Dorindo de Carvalho.